pt Portuguese
pt Portuguese

VOLTA AO PARQUE DE BIKE

Clique no botão acima e solicite um orçamento personalizado diretamente com nossa equipe comercial por whatsapp, ou preencha o formulário e nos envie um e-mail.

Atrativos do roteiro

Vale do Pati, Mirante do Vale do Pati, Morro do Pai Inácio, Águas Claras, Rio Preto, Gerais do Rio Preto, Cachoeira do Roncador, Gerais do Vieira, dia livre em Mucugê (cachoeiras, museus, restaurantes), Vale do Capão, Vila de Guiné, Cidade de Igatú (Machu Picchu Brasileira), Andaraí, Estrada do Garimpo.

Resumo

Neste pacote vamos, literalmente, dar a volta ao Parque Nacional da Chapada Diamantina, em 5 dias. Serão dias de introspecção total na natureza que te levará a um estado de presença total e harmonia entre você, sua bike e a natureza exuberante deste paraíso.

Conheceremos cidades historicamente importantes, passaremos pelo Vale do Pati, fazendo uma pedalada na montanha, tudo isso com entre os mais diversos níveis de dificuldade, esforço físico e altimetria. Também teremos dias de descanso para renovar as energias e aproveitarmos o máximo do trajeto. Nosso objetivo é sair de Lençóis e retornar completando, aproximadamente, 168 km.

1º dia:

Sairemos de Lençóis em direção ao Morro do Pai Inácio, num trajeto de cerca de 30 km. Subiremos o Morro de bike e após parada para foto e contemplação do cartão postal da Chapada, seguiremos para um banho nas águas cristalinas das Águas Claras, por um trajeto de mais 9 km. De lá, pegamos mais 8 km de trilha e finalizamos o pedal do dia chegando no Vale do Capão, onde nos hospedaremos em uma pousada confortável de padrão intermediário.

Horário de saída: 08:00
Nível de dificuldade: Avançado
Nível de esforço físico: Avançado
Características do percurso: Pedras e subidas íngremes. Parte do percurso em single track.
Quilometragem: 33km
Altimetria: 1.100mt

2º dia:

Após café da manhã reforçado, sairemos do Vale do Capão. No caminho, avistaremos o Vale do Pati, antes de alcançar a Vila do Guiné. Será o dia de comtemplar uma das vistas mais belas das montanhas do Parque Nacional: os Gerais do Vieira.

Iremos do Vale do Capão, por estrada de chão arborizada, até a nossa primeira travessia de rio, local conhecido como Bomba. De lá, após duas travessias de rio começaremos a subida do Bomba até os Gerais do Vieira. Neste trecho, será necessário empurrar a bike devido a inclinação. Mas logo após, o esforço será recompensado!

Percorreremos agora os Gerais do Vieira, com parada para banho e descanso nas águas geladas e revigorantes do Rancho até os Gerais do Rio Preto. Lá teremos o grande desafio do percurso onde será necessário carregar a bike pelos degraus do conhecido Quebra-Bunda, que liga o vale à parte mais alta. Pronto! Agora é só alegria enquanto descemos o Beco e aproveitamos vistas incríveis como a do Mirante do Pati e um banho delicioso no Rio Preto.  Após este percurso, chegaremos até a Vila do Guiné, onde nos hospedaremos por mais uma noite em pousada de padrão intermediário.

Horário de saída: 08:00
Nível de dificuldade: Avançado
Nível de esforço físico: Avançado
Características do percurso: Pedras e subidas íngremes. Parte do percurso em single track. Travessia de rio. Necessário empurrar e/ou carregar a bike em 3 trechos sendo um deles a descida do Beco.
Quilometragem: 40km
Altimetria: 1.300mt

3º dia:

Neste dia, após café da manhã energizante e recheado de delícias nordestinas, seguiremos até a histórica Cidade de Mucugê, onde a descoberta da Chapada Diamantina começou. Seguiremos por estrada de chão ampla, sem grandes aclives e declives, tendo os grandes paredões do Parque Nacional em nosso lado esquerdo. Uma paisagem realmente exuberante.

Será um dia bastante tranquilo, no qual desceremos por muitos trechos na “banguela”! Antes de finalizar o percurso, chegando em Mucugê, teremos um trecho de 8 km de asfalto que é para deixar toda a aventura ainda mais diversificada.

A Cidade de Mucugê estará à nossa disposição com seu centro histórico, museus, trilhas e cachoeiras. Neste mesmo dia, dependendo do rendimento do grupo, poderemos ainda aproveitar parte da tarde para explorar um pouco da cidade. Mas não há pressa, pois o dia seguinte será dia livre para descanso e desfrute dos pontos turísticos locais.

Horário de saída: 09:00
Nível de dificuldade: Leve
Nível de esforço físico: Moderado
Características do percurso: Estrada ampla de cascalho com 8 km de asfalto.
Quilometragem: 38km
Altimetria: 988mt

4º dia:

Este será um dia para descansar. Mas para os mais animados, será um dia cheio de oportunidades para conhecer lindas cachoeiras, trilhas e histórias do garimpo e extrativismo da Sempre Viva. Temos uma equipe de excelentes guias na cidade para indicar.

Este dia fica por conta de cada participante do grupo. Podem passear, descansar e se divertir à vontade. Porém, às 16h, todos devem estar prontos para seguirmos de carro até a conhecida como Machu Picchu Brasileira ou simplesmente como a Cidade de Pedra: Igatú.

Até a cidade de Igatú, são 22,4 km. Sendo 7 km de estrada de chão em plena descida, o que lembra as características de uma trilha. Para quem quiser pedalar, poderá seguir estes 7 km de bike, aproveitando o local.

Horário de saída: 16:00
Nível de dificuldade: Leve
Nível de esforço físico: Leve
Características do percurso: 15,4km de asfalto que faremos de carro e mais 7km de estrada de chão em cascalho e pedra.
Quilometragem: 15,4km de asfalto (percurso de carro) + 7km de estrada de chão.
Altimetria: 1.100mt

5º dia:

Neste dia, finalizaremos nossa aventura em alto estilo. Após o café da manhã começaremos a, literalmente, descer a montanha até as planícies da Estrada do Garimpo entre Andaraí e Lençóis. O primeiro prazer será descer de Igatú até Andaraí onde paramos para tomar um sorvete local e conhecer o centro da cidade histórica que contribuiu com a história do garimpo na região. Depois do refresco com o sorvete caseiro, seguiremos para a Estrada do Garimpo com o objetivo intermediário de chegar a Cachoeira do Roncador, onde pararemos para um refrescante banho e almoço na fazenda conhecida como O Casarão. Local com grande importância na história do garimpo local. Após descanso do almoço continuaremos pela tranquilidade da estrada do garimpo até Lençóis, passando por vários rios e trilhas arborizadas e de instigante paisagem.

Após aproveitar o último dia de pedal, voltaremos à cidade de Lençóis, de onde saímos no primeiro dia.

Horário de saída: 08:00
Nível de dificuldade: Moderado
Nível de esforço físico: Moderado
Características do percurso: Areia e pedras. Parte do percurso em estrada de chão. Travessia de rio.
Altimetria: 980mt

Tamanhos dos grupos: 

– Mínimo: 4 pessoas
– Máximo: 15 pessoas

O que inclui?

– Guia local experiente;
– Carro de apoio durante os 5 dias;
– Seguro de Viagem para todos os dias;
– Carro para translado entre Mucugê e Igatú no 4º dia;
– Jantar na segunda noite em Guiné;
– Kit lanche no 1º, 2º, 3º e 5º dia;
– Hospedagem com café da manhã por 4 noites;
– Almoço buffet livre no 5º dia;
– Taxa de acesso à cachoeira do Roncador;
– Direito à 40lt de bagagem para ser levado no carro de apoio;

O que não inclui?

– Hospedagem em Lençóis;
– Atividades extras em Mucugê e demais locais;
– Jantar na 1ª, 3ª e 4ª noites;
– Almoço no 3º e 4º dia;
– Bicicleta (Possível alugar em Lençóis por preço a cotar);
– Seguro para a bicicleta bem como serviços de conserto necessários;
– Translado com retorno à Lençóis em caso de desistência (o cliente pode seguir no carro de apoio até finalizar a viagem sem custo adicional);
– Reembolso em caso de desistência;