pt Portuguese
pt Portuguese

CACHOEIRA DO MIXILA E FUMAÇA POR BAIXO E POR CIMA

Clique no botão acima e solicite um orçamento personalizado diretamente com nossa equipe comercial por whatsapp, ou preencha o formulário e nos envie um e-mail.

Atrativos do roteiro

Cachoeira do Mixila, Cachoeira da Fumaça por baixo e por cima, Vale do Capão, Cachoeira do Poção, Cachoeira do Capivari, Cachoeira do Palmital, Serra do Bode, Marimbus (Pantanal da Chapada Diamantina).

Resumo

Há 4 grandes atrações neste roteiro, além de várias paisagens impressionantes: A Cachoeira do Poção, onde bem próximo iremos acampar, a Cachoeira do Capivari com sua linda queda d’água, a Cachoeira do Mixila com seus 80 metros de queda d’água em um extraordinário cânion e, finalmente, a Cachoeira da Fumaça, com seus quase 400 metros de altura, sendo a segunda maior do Brasil, vista por baixo e também por cima.
Dormiremos acampados todas as noites. Este é um trekking de esforço elevado, devido as suas caminhadas sob pedras, no leito do rio, subidas e descidas íngremes e pela necessidade de atravessar dois poços nadando. Um passeio desafiador, mas que nos recompensa com algumas das paisagens naturais mais belas do Brasil.

1º dia:

Sairemos de Lençóis pela manhã em direção ao Rio Capivara, passando pela antiga Estrada do Garimpo. Após cerca de 40 minutos, chegaremos na Serra do Bode, onde iniciaremos a trilha e após 1h de subida íngreme e mais 1h de caminhada leve, da qual avistaremos vestígios do garimpo e também o Marimbus (mini pantanal da Chapada Diamantina), chegaremos ao topo da Cachoeira do Capivari, que possui 45 metros de altura e um visual incrível. Vamos descer por uma trilha até a piscina natural do Capivari para aproveitar a tarde com um banho refrescante. Logo após aproveitar a cachoeira, seguimos rio acima por trilha, por cerca de 40 minutos, até a Cachoeira do Poção onde também poderemos aproveitar para tomar outro delicioso banho e faremos uma boa refeição. Passaremos a noite acampados no local!

2º dia:

Após um café reforçado, subimos o leito do rio, pulando de pedra em pedra, passando por cânions estreitos de paredes verdes e poços profundos até a Cachoeira do Mixila. A caminhada de cerca de 2h, exibe uma incrível variedade de espécies de orquídeas e algumas quedas d’águas que a tornam realmente incrível. Esta cachoeira ficou em segredo por muitos anos por conta deste acesso diferenciado que depende da travessia de dois lagos à nado, mas não se preocupe: são lagos de águas calmas sendo fácil atravessá-los. A trilha e a cachoeira por si só, são recompensas mais do que suficientes para o esforço de alcançá-las.

Após, retornaremos descendo o rio até o acampamento do Poção onde lancharemos e, logo após, seguiremos por trilha e pedras até a Cachoeira da Capivara ou Palmital (acamparemos em um destes locais a depender do desenvolvimento da caminhada do grupo) onde vamos acampar e descansar mais uma noite.

3º dia:

Deixamos o acampamento pela manhã e seguiremos para a base da Serra do Macaco, onde deixaremos os equipamentos de camping e pegaremos uma trilha por cerca de 3h para visitar a cachoeira da Fumaça por Baixo. A vegetação durante o trekking é diversificada contendo biomas de cerrado, campos rupestres e mata atlântica. Após vislumbrarmos os quase 400 metros da 2ª maior cachoeira brasileira e 3ª maior da América Latina retornaremos para mais uma noite de acampamento na base da Serra do Macaco.

4ª dia:

Logo após mais um café da manhã subiremos a íngreme Serra do Macaco que nos levará ao topo da Cachoeira da Fumaça. Chegando lá iremos apreciar o indescritível visual de um vale que chega a 400 metros de altura e da cachoeira com 380 metros, uma mistura de serenidade e força. Após a contemplação dos chapadões da região e das cachoeiras por esta vista privilegiada, lancharemos para então seguirmos por uma trilha de pouco mais de 2h que nos levará ao Vale do Capão. Na base da trilha da Fumaça no Vale do Capão nossa equipe estará esperando para realizar o retorno para Lençóis.

Incluído: Guia local, transporte, alimentação, equipamento de trilha (barraca, saco de dormir e isolante térmico – equipamento consignado há uma taxa de 100,00 que será devolvido ao fim do passeio desde que o equipamento volte em perfeito estado de conservação), seguro de viagem;

Não Incluído: Bebidas, Esportes Radicais;

Distância total ida e volta: 45km (Trekking);

Duração: 4 dias;

Início do Roteiro: 08:00hs;

Término do Roteiro: 18:30hs;

Nível de Esforço: Avançado;

Grupo mínimo: 4 pessoas.