pt Portuguese
pt Portuguese

BURACÃO COM FUMACINHA

Clique no botão acima e solicite um orçamento personalizado diretamente com nossa equipe comercial por whatsapp, ou preencha o formulário e nos envie um e-mail.

Atrativos do roteiro

Cachoeira do Buracão, Poço Azul, Poço Encantado, Cachoeira da Fumacinha, Cachoeira das Orquídeas, Campo Redondo, Riachão das Pedras, Cidade de Mucugê.

Resumo

Deixaremos Lençóis em direção à Cachoeira do Buracão, uma das mais impressionantes do parque com seus 85 metros de queda, grande volume de água e cânions imponentes. Visualizaremos a cachoeira também por cima. Após descanso voltamos para passar a noite na Comunidade do Baixão. No dia seguinte conheceremos a Cachoeira da Fumacinha uma das mais belas cachoeiras da Chapada Diamantina com sua desafiadora porém recompensadora trilha de 9 km. No terceiro dia conheceremos o Poço Azul e o Poço Encantado. Ambos com águas azuis cristalinas dentro de grutas. O feixe de luz que entra pelo teto da caverna dá um efeito encantador no Poço Encantado que tem águas de 70 metros de profundidade e mesmo assim é possível ver o fundo. No Poço Azul é possível ter uma experiência mágica de flutuação nas águas da caverna.

1º dia: Cachoeira do Buracão

Deixaremos Lençóis pela manhã e iremos até a cidade de Ibicoara, no sul do parque. No caminho passaremos por um trecho de estrada de terra, cruzando o Campo Redondo, aonde se inicia a trilha. Seguimos em uma caminhada leve na beira do Rio Espalhado, e passaremos pela Cachoeira das Orquídeas, curtiremos uma massagem natural das águas e partiremos até o acesso ao cânion da Cachoeira  do Buracão, um dos lugares mais lindos do pacote.

A partir daí, a aventura fica ainda mais interessante, pois seguiremos flutuando com coletes pelo rio, mas também com opção de ir pelas pedras, até a Cachoeira do Buracão, que é uma das mais impressionantes da Chapada Diamantina devido aos cânions, seu volume de água impressionante e 85 metros de queda, tendo sido até tema de reportagem do Globo Repórter. Após aproveitar o banho e tirar lindas fotos, pegamos a trilha novamente para avistar a cachoeira por cima, aonde faremos um lanche e descansaremos para a volta de carro na qual seguiremos para pernoitar na Comunidade do Baixão, que fica próximo ao início da trilha para a Cachoeira da Fumacinha;

2º dia: Cachoeira da Fumacinha

Após pernoite no Baixão, começamos a trilha caminhando às margens do Riachão das Pedras por cerca 1h30. Após este trecho começa a parte técnica, que é caminhar no leito do rio pulando de pedra em pedra. São 6 km feitos dessa maneira, e um total de 18 km considerando ida e volta, sendo uma das trilhas de 1 dia mais difíceis que temos na Chapada Diamantina. Em média caminhamos por 3h30, passando por diversas pequenas quedas no caminho até a Cachoeira da Fumacinha, que em sua magnitude e beleza compensa todo o esforço para alcançá-la, sendo uma das mais belas cachoeiras da Chapada Diamantina. Lá paramos para banho e lanche e após o descanso, voltamos pelo mesmo caminho. Nesse dia seguiremos para passar a noite na linda cidade histórica de Mucugê.

Obs: na temporada de seca a cachoeira pode estar com pouca, ou até mesmo sem água.

3º dia: Poço Encantado e Poço Azul

No dia seguinte visitaremos o Poço Encantado uma das paisagens mais belas da Chapada Diamantina. Neste pacote contemplativo, entraremos na gruta e logo avistaremos um salão imponente com um poço de quase 70 metros de profundidade de águas tão cristalinas que é possível ver o fundo. Em determinados horários do dia, um feixe de luz solar atinge a água do poço reforçando a cor azulada e dando um ar encantado à vista, daí o nome da atração. O banho não é permitido, mas a vista é inesquecível e já faz valer o pacote.

Logo após, visitaremos o Poço Azul, aonde mataremos a vontade de entrar na água para fazer uma flutuação com snorkel e colete nas águas cristalinas de um azul intenso. Nesta flutuação é como se estivéssemos voando, tamanha é a transparência da água. Nesta mesma gruta, foram feitas diversas descobertas arqueológicas importantíssimas para a ciência, o que explicaremos durante o pacote. Após esta atração, almoçaremos a comida caseira regional e retornaremos para Lençóis.

Incluído: Guia Local, transporte, alimentação (almoço e café da manhã a partir do 2º dia),taxa de entrada nos atrativos, equipamento para flutuação (Poço Azul), seguro de viagem;

Não Incluído: Bebidas, Esportes Radicais;

Distância total ida e volta: 840km;

Duração: 3 dias;

Início do Roteiro: 06:00hs;

Término do Roteiro: 17:30hs;

Nível de Esforço: Moderado no 1º dia, intenso no 2º dia e leve no 3º dia;

Pousada Simples nas cidades: Baixão e Mucugê;

Grupo mínimo: 4 pessoas.