pt Portuguese
pt Portuguese

BURACAO COM FUMACINHA E IGATU

Clique no botão acima e solicite um orçamento personalizado diretamente com nossa equipe comercial por whatsapp, ou preencha o formulário e nos envie um e-mail.

Atrativos do roteiro

Cachoeira do Buracão, Poço Azul, Poço Encantado, Cachoeira da Fumacinha, Cachoeira das Orquídeas, Cachoeira da Pombas, Cemitério Bizantino, Cidade de Andaraí, Riachão das Pedras, Cidade de Mucugê, Vila de Igatú.

Resumo

Deixaremos Lençóis em direção à Cachoeira do Buracão, uma das mais impressionantes do parque com seus 85 metros de queda, grande volume de água e cânions imponentes. Visualizaremos a cachoeira também por cima. Após descanso voltamos para passar a noite na Comunidade do Baixão. No dia seguinte conheceremos a Cachoeira da Fumacinha uma das mais belas da Chapada Diamantina com sua desafiadora, porém recompensadora trilha de 9 km. No terceiro dia conheceremos o Poço Azul e o Poço Encantado. Ambos com águas azuis cristalinas dentro de grutas. O feixe de luz que entra pelo teto da caverna dá um efeito encantador no Poço Encantado que tem águas de 70 metros de profundidade e mesmo assim é possível ver o fundo. No Poço Azul é possível ter uma experiência mágica de flutuação nas águas da caverna. No quarto dia conheceremos a Vila de Igatú, Machu Picchu brasileira, com arquitetura do século XIX herdada do Ciclo do Diamante, aonde visitaremos um museu com artigos do garimpo e obras de arte moderna e depois uma oficina de lapidação de diamantes.

1º dia:
Deixaremos Lençóis pela manhã e iremos até a cidade de Ibicoara, no sul do parque. No caminho passaremos por um trecho de estrada de terra, cruzando o Campo Redondo, aonde se inicia a trilha. Seguimos em uma caminhada leve na beira do Rio Espalhado, e passaremos pela Cachoeira das Orquídeas, curtiremos uma massagem natural das águas e partiremos até o acesso ao cânion da Cachoeira  do Buracão, um dos lugares mais lindos do pacote.

A partir daí, a aventura fica ainda mais interessante, pois seguiremos flutuando com coletes pelo rio, mas também com opção de ir pelas pedras, até a Cachoeira do Buracão, que é uma das mais impressionantes da Chapada Diamantina devido aos cânions, seu volume de água impressionante e 85 metros de queda, tendo sido até tema de reportagem do Globo Repórter. Após aproveitar o banho e tirar lindas fotos, pegamos a trilha novamente para avistar a cachoeira por cima, aonde faremos um lanche e descansaremos para a volta de carro na qual seguiremos para pernoitar na Comunidade do Baixão, que fica próximo ao início da trilha para a Cachoeira da Fumacinha;

2º dia:

Após pernoite no Baixão, começamos a trilha caminhando às margens do Riachão das Pedras por cerca 1h30. Após este trecho começa a parte técnica, que é caminhar no leito do rio pulando de pedra em pedra. São 6 km feitos dessa maneira, e um total de 18 km considerando ida e volta, sendo uma das trilhas de 1 dia mais difíceis que temos na Chapada Diamantina. Em média caminhamos por 3h30, passando por diversas pequenas quedas no caminho até a Cachoeira da Fumacinha, que em sua magnitude e beleza compensa todo o esforço para alcançá-la, sendo uma das mais belas cachoeiras da Chapada Diamantina. Lá paramos para banho e lanche e após o descanso, voltamos pelo mesmo caminho. Nesse dia seguiremos para passar a noite na linda cidade histórica de Mucugê.

3º dia:

Após conhecermos o Cemitério Bizantino em Mucugê seguiremos para visitar o Poço Encantado talvez a mais bela gruta alagada da Chapada Diamantina. Neste pacote contemplativo, entraremos na gruta e logo avistaremos um salão imponente com um poço de quase 70 metros de profundidade de águas tão cristalinas que é possível ver o fundo. Em determinados horários do dia, um feixe de luz solar atinge a água do poço reforçando a cor azulada e dando um ar encantado à vista, daí o nome da atração. O banho não é permitido, mas a vista é inesquecível e já faz valer o pacote.

Logo após, visitaremos o Poço Azul, aonde mataremos a vontade de entrar na água para fazer uma flutuação com snorkel e colete nas águas cristalinas de um azul intenso. Nesta flutuação é como se estivéssemos voando, tamanha é a transparência da água. Nesta mesma gruta, foram feitas diversas descobertas arqueológicas importantíssimas para a ciência, o que explicaremos durante o pacote.
Após essa incrível experiência, seguiremos para dormir em umas das vilas mais icônicas da Chapada Diamantina, conhecida também como a Machu Pichu brasileira, Igatú.

4º dia:

Após o café da manhã sairemos para um pacote na Vila de Igatú, a Machu Picchu brasileira onde visitaremos a Cachoeira das Pombas que é linda e aconchegante. Logo após, seguiremos para conhecer as ruínas da antiga vila que possui uma bela arquitetura herdada do século XIX, resquício da época do Ciclo do Diamante. Em meio as ruínas poderemos tomar um café em um lindo museu com exposições diversas entre utensílios do garimpo e obras de arte moderna. Depois da visita às ruínas, seguiremos viagem retornando para Lençóis. Mas antes passaremos na Cidade de Andaraí em uma oficina de lapidação de Diamantes que preserva todo o processo artesanal de lapidação de séculos atrás.

Obs: esta visitação à oficina depende da disponibilidade do local.

Incluído: Guia Local, transporte, alimentação (almoço ou lanche de trilha todos os dias; jantar na primeira noite e café da manhã a partir do 2º dia), taxa de entrada nos atrativos, equipamento para flutuação (Poço Azul) e seguro de viagem;

Não Incluído: Bebidas, Esportes Radicais;

Distância total ida e volta: 910km;

Duração: 4 dias;

Início do Roteiro: 06:00hs;

Término do Roteiro: 17:30hs;

Nível de Esforço: Moderado no 1º dia, intenso no 2º dia e leve no 3º e 4º dia;

Pousada nas cidades: Ibicoara (Baixão – Hospedagem em casa de Nativo), Mucugê e Igatú;

Grupo mínimo: 4 pessoas.