pt Portuguese
pt Portuguese

ÁGUAS CLARAS E FUMAÇA POR CIMA

Clique no botão acima e solicite um orçamento personalizado diretamente com nossa equipe comercial por whatsapp, ou preencha o formulário e nos envie um e-mail.

Atrativos do roteiro

Águas Claras, Cachoeira da Fumaça, Cachoeira do Riachinho, Vale do Capão, Morrão, Serra dos Cristais e do Mucugêzinho.

Resumo

Sairemos de Lençóis pela manhã em direção ao pé do Morro do Pai Inácio, de onde se inicia a trilha. Andaremos por 9 km dentro da Serra do Sincorá, que engloba diversos morros que compõem as belas paisagens da Chapada Diamantina em uma trilha tranquila, apesar da longa distância. Após chegarmos à Águas Claras e nos refrescarmos nas águas cristalinas do rio e aproveitarmos um delicioso lanche, seguiremos a trilha em frente, em direção ao Vale do Capão, aonde passaremos a noite.

No dia seguinte, do Vale do Capão mesmo, iniciaremos uma caminhada de 6 km até o topo da Cachoeira da Fumaça, uma das mais altas do Brasil, com cerca de 380 metros de queda livre. Devido ao tamanho da queda, a água volta para cima antes de tocar o chão, um fenômeno raro que gera uma fina névoa, formando constantemente um arco-íris na paisagem exuberante. Ao retornarmos, passaremos pela Cachoeira do Riachinho e daí voltaremos para Lençóis.

1º dia:

Saímos de Lençóis de carro até o Morro do Pai Inácio e de lá caminhamos Serra do Sincorá adentro por cerca de 9 km, em uma das trilhas de paisagens e vegetação mais belas da região. A trilha, que é bem aberta, pede chapéu e protetor solar. O mais deslumbrante são os belos visuais do Pai Inácio de diversos ângulos, do Morrão, em cujas encostas surge uma das nascentes do rio Mucugezinho, da Serra dos Cristais, do Sobradinho, Morro do Camelo, e das Serra da Cravada e do Mucugêzinho. A primeira vista é dos Três irmãos, visual lindíssimo de uma sequência de 3 montanhas, sendo a última delas o Morrão, com mais de 1.400 metros de altura, um dos atrativos mais famosos da Chapada Diamantina.

Quando chegamos nas Águas Claras, um rio com piscinas naturais de águas cristalinas, sem a cor avermelhada característica das águas da Chapada, aproveitaremos momentos merecidos de banho refrescante e de descanso para depois continuar a trilha de 8 km em direção ao Vale do Capão, aonde passaremos a noite aproveitando a cidade e descansando para o dia seguinte.
2º dia:

No segundo dia, já no Vale do Capão, iniciaremos uma caminhada de 6 km até o topo da Cachoeira da Fumaça, uma das mais altas do Brasil com cerca de 380 metros de queda livre. O primeiro km é de subida e após essa etapa, uma trilha leve e plana. Durante a caminhada, teremos vistas privilegiadas do Vale do Capão e do Morrão.

Por se tratar de uma cachoeira tão alta, a água não consegue chegar até o chão. Por vezes a água volta para cima antes de tocar o chão, um fenômeno raro que gera uma fina névoa, formando constantemente um arco-íris na paisagem exuberante.

Ao retornarmos, além da vista panorâmica para o Morrão, teremos um banho revigorante nas águas da Cachoeira do Riachinho e já bem relaxados, voltamos de carro pelo mesmo caminho para o carro que nos levará até Lençóis.

OBS: inclui hospedagem com café da manhã no Vale do Capão e Lanches durante as trilhas dois dias.

Incluído: Guia local, transporte, hospedagem com café da manhã (pousada no Vale do Capão), lanche de trilha nos dois dias, seguro de viagem e taxa de entrada nos atrativos;

Não Incluído: Bebidas, jantar no Vale do Capão;

Distância total ida e volta: 30km (Trekking);

Duração: 2 dias;

Início do Roteiro: 08:00hs;

Término do Roteiro: 18:00hs;

Nível de Esforço: Avançado;

Grupo mínimo: 3 pessoas.